Dia D da Campanha de Vacinação contra Influenza acontece neste sábado em Pereira Barreto

Publicado: Sexta, 11 Maio 2018 14:24 Escrito por Assessoria de Comunicação

Todas as UBS do município estarão abertas atendendo a todos os grupos que estão no programa de vacinação.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto realizará neste sábado (12) em todas as UBS do município, o Dia D de mobilização contra a gripe. Devem ser imunizados idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional. As unidades básicas de saúde estarão funcionando durante todo o dia para realizar a vacinação.

Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais também devem ser imunizadas. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle de doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos em que estão registrados para receber a dose, sem necessidade de prescrição médica.

A imunização vai até 1º de junho. As vacinas são trivalentes, ou seja, imunizam contra três tipos de vírus diferentes, que estão circulando no momento: Influenza B, H1N1, H3N2. A influenza, que é a gripe, é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas, por secreções respiratórias, pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

Essa estratégia de vacinação tem como objetivo minimizar a ocorrência da doença, as internações e óbitos consequentes do vírus influenza nos grupos mais vulneráveis, ou seja, que têm maior risco de evoluir com complicações.