Campanha de Vacinação contra Influenza prossegue em Pereira Barreto

Publicado: Quarta, 09 Maio 2018 13:45 Escrito por Assessoria de Comunicação

Novas doses da vacina já chegaram e a campanha continua sendo realizada em todas as UBS.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, através da Secretaria Municipal de Saúde, continua realizando a Campanha de Vacinação contra Influenza. A campanha tem por objetivo proteger a população com maior risco de ficar doente ou de ter as consequências mais graves que pode inclusive levar à morte.

Para isso, a Prefeitura Municipal já está com novas doses da vacina contra a gripe disponíveis em todas as UBS de Pereira Barreto para os grupos atendidos pela vacina. A Campanha ocorrerá até o dia 1 de Junho, sendo que no dia 12 de Maio, será realizado o Dia de Mobilização Nacional, o Dia D. As vacinas são trivalentes, ou seja, imunizam contra três tipos de vírus diferentes, que estão circulando no momento: Influenza B, H1N1, H3N2.

Considerando-se a entrega parcelada da vacina Influenza, em Pereira Barreto, a Secretaria Municipal de Saúde irá realizar a Campanha nas seguintes etapas:

- A partir do dia 9 de Maio: comorbidades, professores e os privados de liberdade;

- Dia 12 de Maio Dia D: sábado (todos os grupos).

A influenza, que é a gripe, é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas, por secreções respiratórias, pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

Essa estratégia de vacinação tem como objetivo minimizar a ocorrência da doença, as internações e óbitos consequentes do vírus influenza nos grupos mais vulneráveis, ou seja, que têm maior risco de evoluir com complicações.