Secretaria Municipal de Saúde alerta Doença Mão Pé Boca

Publicado: Quarta, 11 Abril 2018 14:19 Escrito por Assessoria de Comunicação

Alguns casos já aconteceram em Pereira Barreto e há municípios da região que já apresentam surtos.

A Secretaria Municipal de Saúde de Pereira Barreto faz um alerta aos pais e responsáveis de crianças sobre a Doença Mão Pé Boca, que é uma infecção viral que afeta geralmente crianças. Uma pessoa infectada pode transmitir a doença pelo contato próximo, pelo ar (ao espirrar, tossir ou falar), pelo contato com fezes e com superfícies ou objetos contaminados.

O período maior de transmissibilidade é na primeira semana da doença, mas esta transmissão pode se estender por vários dias após a remissão dos sintomas. Não há vacina para proteger contra os vírus que causam a doença mão, pé e boca.

É muito importante assegurar medidas adequadas de higiene pessoal e do ambiente. Crianças não deverão frequentar escolas e creches no período da infecção, evitando assim a transmissão e possíveis surtos da doença.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que uma pessoa pode diminuir seu risco de ser infectado, tomando algumas medidas como:

- Lavar as mãos frequentemente com sabão e água, especialmente depois de trocar fraldas e usar o banheiro.

- Promover a limpeza e desinfecção de superfícies frequentemente tocadas e itens sujos, incluindo brinquedos.

- Evitar contato próximo, como beijar, abraçar ou compartilhar utensílios ou copos.

As lesões orais podem ser dolorosas dificultando a deglutição, sendo importante evitar a desidratação. Não há tratamento específico para a doença, em caso de contaminação o paciente deverá ser levado para atendimento médico.