Prazo para a realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) foi prorrogado

Publicado: Quinta, 04 Janeiro 2018 13:46 Escrito por Assessoria de Comunicação

Governo Federal estendeu o prazo até o dia 31 de Dezembro.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto informa a todos que o prazo para a realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) foi prorrogado pelo Governo Federal para inscrição de propriedades rurais no Sistema de Cadastro Ambiental Rural. O prazo agora vai até o dia 31 de Dezembro de 2018.

Todas as propriedades de até 4 módulos fiscais devem estar devidamente cadastradas . Em Pereira Barreto, 1 módulo fiscal corresponde a 30 ha. Portanto, o cadastramento será realizado com produtores rurais que possuem até 120 há, ou seja, 49 alqueires.

O CAR é uma base de dados que será usado para controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa, bem como para planejamento ambiental e econômico das propriedades.

O Cadastro Ambiental Rural é um cadastro eletrônico conterá dados básicos das propriedades. É obrigatório e os dados informados são declaratórios, de responsabilidade do proprietário. Os dados farão parte do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SICAR), que ficará sob responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, do Ministério do Meio Ambiente e do IBAMA.

É importante lembrar que o CAR é um cadastramento declaratório onde o proprietário será responsável pelos dados.

Para acessar este serviço o produtor rural deverá se dirigir até a Secretaria Municipal de Agricultura, localizada na Avenida Benedito Jorge Coelho, nº 4736, com a matrícula atualizada e o mapa da propriedade para que os funcionários possam acessar o sistema e realizar o cadastro.