Prefeitura Municipal de Pereira Barreto realizou a 1ª Caminhada pela Valorização da Vida com através do Nasf

Publicado: Quinta, 05 Outubro 2017 11:22 Escrito por Assessoria de Comunicação

 

Após a caminhada os participantes assistiram a uma palestra com o tema “Suicídio”.

 

equipe do nasf 02 f40daNa última semana a equipe NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) realizou a 1ª Caminhada pela Valorização da Vida, em parceria com a Secretaria de Saúde, Educação Permanente, Secretaria de Assistência Social (CREAS e CRAS), Secretaria de Turismo e Departamento de Esportes.

 

A caminhada saiu do Porto Municipal com destino à praia “Pôr do Sol”. No local a Educadora Física do NASF Camila Nogueira, realizou uma dinâmica de integração, seguida por Palestra com os profissionais Giselle Maria dos Santos, Assistente Social do NASF e Vitor Detomini, Psicólogo da Saúde Mental, abrangendo o tema “Suicídio”.

 

 Na chegada a praia os participantes receberam um delicioso café da manhã, sendo o evento finalizado em seguida com gincana e sorteio de brindes.

 

“De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos ao redor do mundo. Em dados recentes, sabe-se que a cada 45 minutos uma pessoa se suicida no Brasil. Para cada morte, temos muitas outras tentativas de suicídio e mais pessoas que têm esse desejo, o que chamamos de ideações suicidas. Esses dados mostram que essa questão forma um dos problemas mais graves de saúde pública e uma urgência para os usuários e profissionais. Dificuldade no enfrentamento de conflitos, violências, preconceitos, discriminação, perdas pessoais e/ou materiais, sensação de isolamento, desemprego, humilhações e muitas outras razões podem levar uma pessoa a querer tirar a própria vida ou considerar essa possibilidade. Além disso, mitos e estigmas fazem com que ela seja desacreditada, tenha receio ou vergonha, de procurar algum tipo de ajuda profissional. Assim, há uma extrema necessidade que se fale sobre o tema e que as pessoas se sensibilizem umas com as outras, buscando uma postura de menos julgamento e mais acolhida. Com este intuito foi criada a campanha do “Setembro Amarelo”, que pretende trazer este assunto à tona, alertar as pessoas acerca do suicídio, discutindo mitos e tabus e oferecendo ferramentas de prevenção”.

 

equipe do nasf 01 d1556

 

equipe do nasf 03 7051b

 

Horário de atendimento ao público: De Segunda à sexta-feira das 13h às 17h

Horário de funcionamento: De Segunda à sexta-feira das 07h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Telefone da Prefeitura de Pereira Barreto
+55 (18) 3704 8500
Endereço Prefeitura de Pereira Barreto
Av: Jonas Alves de Mello 1947
Cep 15370-000 Pereira Barreto (SP)
CNPJ 44.446.904/0001-10
© 2013 - 2017 Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto
Site desenvolvido pela equipe do Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal
informatica@pereirabarreto.sp.gov.br