Prefeito Joãozinho renova parceria com Hospital de Câncer de Barretos

Publicado: Terça, 14 Março 2017 18:37 Escrito por Assessoria de Comunicação

O programa atende mais de 100 municípios do Brasil entre eles Pereira Barreto

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto e o Hospital de Câncer de Barretos renovaram a parceria com o Programa de Prevenção do Câncer de Colo Uterino, um programa que atende mais de 100 municípios do Brasil.

O programa visa à agilidade no processo de prevenção, dessa forma à coleta do exame preventivo do câncer do colo do útero (Papanicolau) é encaminhado diretamente para a avaliação no HC, o que garante a confiabilidade dos resultados. Sendo comprovada qualquer irregularidade nos resultados dos exames, o departamento do HC de Barretos já agenda a data e horário para a paciente receber um novo atendimento e fazer os exames comprobatórios. Se a doença for comprovada neste segundo exame, a paciente passa a receber todo o tratamento necessário através do Hospital de Câncer de Barretos, tudo de forma gratuita e sem custos para o município.

Para o funcionamento do projeto com máxima eficiência, todos os integrantes da Equipe Municipal de Saúde passaram por uma capacitação com o Dr. Marcelo Almeida no intuito de orientar cada profissional sobre suas funções dentro do programa. E neste ano o Prefeito Joãozinho fez questão de ratificar esta parceria que é tão valorosa para o município.

O colo do útero é a porção inferior do órgão, localizando-se no fundo da vagina. A doença ainda mata muitas mulheres no Brasil e é o segundo de maior incidência no país. Mas ele pode ser prevenido. O câncer de colo de útero está ligado ao vírus do HPV (Papilomavírus Humano) e pode ser diagnosticado com um simples exame de Papanicolau, mesmo sem ter nenhum sintoma aparente.

mg 6285 c2940

mg 6281 bf59e